terça-feira, 15 de maio de 2012

Sopa de Ervilhas


cantinhodosaboresdajo.blogspot.com



"Quando a maioria das pessoas pensa em ervilhas, lembra-se delas como o alimento que “adoravam detestar” quando eram crianças, ainda que fossem extremamente divertidas de brincar no prato durante as refeições. Contudo, muitas destas crianças ao tornarem-se adultos ganham um renovado apreço por este delicioso e vibrante alimento, devido ao seu maravilhoso sabor e textura. Existem normalmente dois tipos de ervilhas que são consumidos, a ervilha-torta, sendo utilizados o grão e a vagem, e também a ervilha de debulhar, que como o nome indica, apenas permite o consumo do grão.
As ervilhas comuns são cientificamente conhecidas com Pisum Sativum, sendo uma planta anual, ou seja com um ciclo de vida de um ano. O peso médio de uma ervilha varia entre os 0.1 e 0.40 gramas, sendo utilizadas na gastronomia enlatadas, frescas, congeladas ou até secas."



Hoje trago-vos uma sugestão bem simples, uma sopa da época. E digo da época, pois estas ervilhas são as primeiras a serem colhidas da quinta dos meus sogros. E quando surgem as primeiras ervilhas gosto imenso de fazer esta sopinha para sentir a sua textura "al dente".
Quanto à receita, vou colocar quantidades de referência de cada cada ingrediente, pois eu fiz a olho. E como a textura do puré depende do gosto, é só ajustarem as quantidades, conforme o preferirem mais aveludado ou mais aquoso.

Ingredientes:
  • Ervilhas de quebrar q.b
  • 2 a 3 batatas grandes
  • 1 cebola grande
  • 2 a 3 cenouras grandes
  • 1 dente alho
  • azeite q.b
  • sal q.b

cantinhodosaboresdajo.blogspot.com

 Preparação:

Começa-se por descascar as batatas, as cenouras, a cebola e o dente de alho e coloca-se tudo numa panela com água. Tempera-se tudo com sal a gosto e rega-se com um fio de azeite.
Deixa-se cozer bem a mistura.
Entretanto, preparam-se as ervilhas. Lavam-se muito bem, tira-se o pedúnculo de um lado e do outro da leguminosa e simultâneamente retira-se o fio que possuem.
Passa-se a mistura do puré com a varinha mágica e quando a mistura começar a ferver adicionam-se as ervilhas, retifica-se os temperos de sal e azeite.
Deixar ferver até que as ervilhas fiquem cozidas. Como eu gosto da textura "al dente" assim que dê uma primeira fervura verifico se já estão ao meu gosto e desligo do lume.

                                                            Espero que gostem!!


cantinhodosaboresdajo.blogspot.com

2 comentários:

  1. Agora com este calor não apetece muito comer sopa, mas ficou com óptimo aspecto :)

    ResponderEliminar
  2. haha! Parece que todos se queixam que está calor para comer sopa
    :-)...
    Está com bom aspeto a sopa, parabéns ;-) Beijinhos

    ResponderEliminar